Enabici

A Estratégia Nacional de Promoção da Mobilidade por Bicicleta (Enabici) é uma iniciativa da União de Ciclistas do Brasil, em parceria com diversas outras organizações, para criar uma agenda de ações até 2030, com o objetivo de transformar a realidade da mobilidade por bicicleta no Brasil, de forma a garantir mais segurança e conforto para todas as pessoas que pedalam em todo o território nacional.

A construção da Enabici se deu em decorrência da Lei Federal número 13.724, aprovada e sancionada em 2018, que “institui o Programa Bicicleta Brasil (PBB) para incentivar o uso da bicicleta visando à melhoria das condições de mobilidade urbana”. Desde então, a UCB vem dialogando com o Governo Federal para subsidiar a sua regulamentação e apoiar a sua implementação, a Enabici é o cerne deste processo, de forma que a agenda desenvolvida seja incorporada na efetivação do Programa Bicicleta Brasil e na criação de uma política pública federal destinada a promover o uso da bicicleta no Brasil.

A Enabici é um instrumento que apresenta a visão, define as diretrizes e os objetivos para subsidiar a atuação da sociedade civil, do setor produtivo e da política cicloviária nacional até 2030. Busca tratar de todas as questões necessárias para a promoção do uso da bicicleta, abordando o que é necessário realizar para transformar a realidade de quem pedala.

Toda Enabici está de acordo com a Visão, os Princípios e Diretrizes Gerais que a orientam. Os cinco Eixos Temáticos se dividem em 16 Temas; cada Tema possui a sua Visão, que orienta as Diretrizes Específicas e os 44 Subtemas, que, por sua vez, apresentam os 280 Objetivos necessários para transformar a realidade a bicicleta no Brasil, da seguinte forma:

  • Visão
  • Princípios gerais
  • Diretrizes gerais
  • Eixos Temáticos
    • Temas
      • Visão específica do tema
      • Diretrizes específicas do tema
      • Subtemas
        • Objetivos
          • Ações

Visão Geral

Até 2030, o Brasil terá a mobilidade por bicicleta com 25% de participação modal e uma política nacional consolidada, contribuindo para a sustentabilidade e redução de desigualdades, garantindo a segurança, acessibilidade e conforto para quem utiliza a bicicleta no país.

Princípios Gerais

  1. Pleno direito à cidade, com a promoção do acesso às oportunidades, às atividades e aos espaços urbanos e a um meio ambiente preservado;
  2. Função social da cidade, entendendo a cidade como um bem comum;
  3. Preservação ambiental, através do uso sustentável dos recursos, reduzindo o impacto das mudanças climáticas;
  4. Desenvolvimento sustentável nas dimensões ambientais, econômicas, sociais, políticas e culturais;
  5. Acessibilidade universal, garantindo pleno acesso e permanência de todas e todos à cidade, aos seus equipamentos, serviços e espaços;
  6. Articulação do desenvolvimento regional, proporcionando a gestão e o desenvolvimento do território de forma integrada;
  7. Inclusão social, com respeito à diversidade étnico-racial;
  8. Equidade na distribuição e uso dos espaços viários;
  9. Bem-estar social, promovendo vida saudável;
  10. Segurança no deslocamento das pessoas, considerando que nenhuma morte é aceitável, reduzindo as vítimas feridas e fatais no trânsito das cidades;
  11. Eficiência, eficácia e efetividade na circulação urbana;
  12. Integralidade em saúde;
  13. Transparência administrativa em todas as esferas de governo;
  14. Gestão participativa no planejamento e implantação.

Diretrizes Gerais

  1. Priorizar os modos ativos sobre os motorizados e os serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado;
  2. Garantir que todas as cidades brasileiras, e suas conexões rodoviárias, independentemente de seus aspectos físicos e humanos, possam prover vias seguras e confortáveis para a circulação de bicicletas;
  3. Efetivar a gestão democrática no planejamento e implementação da política cicloviária;
  4. Integrar a política de mobilidade por bicicleta à política de desenvolvimento urbano e às políticas setoriais de habitação, saneamento básico, planejamento e gestão do uso do solo, saúde, educação, turismo, esporte e outras, no âmbito dos entes federativos;
  5. Aumentar a participação modal da bicicleta nos deslocamentos das cidades, considerando públicos vulneráveis, como mulheres, idosos, crianças e pessoas com deficiências;
  6. Adequar os sistemas de circulação dos modos ativos e transporte público coletivo aos objetivos e diretrizes de uso e ocupação do solo, contribuindo, em especial, para a requalificação dos espaços urbanos e fortalecimento dos eixos e polos de centralidades;
  7. Planejar, projetar e implantar vias que garantam segurança para a circulação de bicicletas, capazes de minimizar e absorver futuros erros humanos, não ocasionando sinistros com lesões graves ou fatais.
  8. Alcançar a igualdade de gênero e garantir a diversidade racial nas estruturas de gestão e tomada de decisão nos órgãos públicos;
  9. Promover cooperação entre os governos, a iniciativa privada e os demais setores da sociedade nos processos de planejamento e implementação;
  10. Favorecer os deslocamentos de cargas por bicicletas, promovendo a ciclologística;
  11. Integrar as cidades com outros municípios lindeiros, de modo a possibilitar deslocamentos seguros e acessíveis;
  12. Promover sistema viário seguro, acessível e atrativo nos deslocamentos intermunicipais e interestaduais;
  13. Incentivar o desenvolvimento científico-tecnológico e o uso de energias renováveis e menos poluentes;
  14. Reduzir os impactos das mudanças climáticas, através do desestímulo do uso de transportes individuais motorizados;
  15. Promover tecnologias sociais de modo a favorecer o acesso ao transporte coletivo e à bicicleta;
  16. Promover a redução total de sinistros no sistema viário das cidades, rodovias e estradas.

Eixos Temáticos, Temas e Subtemas

EIXO A – Políticas Públicas, Legislação e Controle Social

  1. Engajamento, Capacitação da Gestão Pública e Promoção das Políticas Intersetoriais
  2. Legislação
  3. Gestão da Informação e Transparência Pública
  4. Controle Social e Participação
EIXO A – Políticas Públicas, Legislação e Controle Social
A 01. Engajamento, Capacitação da Gestão Pública e Promoção das Políticas Intersetoriais
A 02. Legislação
A 03. Gestão da Informação e Transparência Pública
A 04. Controle Social e Participação

EIXO B – Infraestrutura Cicloviária

  1. Planejamento Urbano e Territorial
  2. Intermodalidade e Equipamentos de Integração Cicloviária
  3. Planejamento Cicloviário Integrado ao Planejamento Viário
  4. Projetos Cicloviários Integrados aos Projetos Viários
  5. Implantação e Manutenção da Infraestrutura Cicloviária
EIXO B – Infraestrutura Cicloviária
B 05. Planejamento Urbano e Territorial
B 06. Intermodalidade e Equipamentos de Integração Cicloviária
B 07. Planejamento Cicloviário Integrado ao Planejamento Viário
B 08. Projetos Cicloviários Integrados aos Projetos Viários
B 09. Implantação e Manutenção da Infraestrutura Cicloviária

EIXO C – Bicicleta Movimenta a Economia

  1. Cicloturismo
  2. Logística Sustentável e Geração de Emprego e Renda
  3. Fabricação, Importação e Consumo Sustentável da Bicicleta
EIXO C – Bicicleta Movimenta a Economia
C 10. Cicloturismo
C 11. Logística Sustentável e Geração de Emprego e Renda
C 12. Fabricação, Importação e Consumo Sustentável da Bicicleta

EIXO D – Promovendo a Mobilidade por Bicicleta

  1. Qualificação e Formação de Condutores
  2. Educação para a Mobilidade por Bicicleta nas Instituições de Ensino
  3. Comunicação e Políticas de Incentivo
EIXO D – Promovendo a Mobilidade por Bicicleta
D13. Qualificação e Formação de Condutores
D 14. Educação para a Mobilidade por Bicicleta nas Instituições de Ensino
D 15. Comunicação e Políticas de Incentivo

EIXO E – Orçamento e Financiamento

  1. Financiamento, Políticas Econômicas e Orçamentárias
EIXO E – Orçamento e Financiamento

Por: ENABICI

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *