Estratégia Nacional da Bicicleta /
EIXO D – Promovendo a Mobilidade por Bicicleta

EIXO D – Promovendo a Mobilidade por Bicicleta

EIXO D – Promovendo a Mobilidade por Bicicleta

Neste eixo, o foco é a educação da população de maneira geral. Os três temas abordados dizem respeito a Qualificação e Formação de Condutores, a Educação para a Mobilidade por Bicicleta nas Instituições de Ensino e a Comunicação e Políticas de Incentivo. Todos eles têm em comum a necessidade de difundir a cultura da bicicleta, de forma a garantir que o seu uso seja cada vez mais comum entre as pessoas, que as crianças e jovens não sejam estimuladas desde cedo a querer ter e dirigir um automóvel e que os que dirigem, respeitem aquelas pessoas que pedalam, prezando pela sua segurança.

D13. Qualificação e Formação de Condutores
D 14. Educação para a Mobilidade por Bicicleta nas Instituições de Ensino
D 15. Comunicação e Políticas de Incentivo

D 13. QUALIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DE CONDUTORES

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A Qualificação e Formação de Condutores busca ampliar o conhecimento dos motoristas em relação à sua atuação e responsabilidade sobre o trânsito. É fundamental para assegurar a boa convivência no trânsito, qualificando os condutores de modos motorizados, através dos processos de formação e reciclagem, e criar conteúdos mais alinhados à legislação da mobilidade urbana e que priorize os modos ativos. Um dos componentes da Educação de Trânsito deve ser voltado à mobilidade por bicicleta, possibilitando compreender a necessidade de priorizar o modo bicicleta nos sistemas de circulação, assim como ampliar o respeito por parte dos condutores de veículos motorizados, buscando garantir segurança na circulação dos usuários e redução dos números de sinistros nas vias.

Visão

Garantir o conhecimento e a prática da mobilidade por bicicleta aos cidadãos, através de processos de qualificação transformadores, que garantam a segurança de ciclistas e a promoção de cidades mais seguras e inclusivas.

13.1 Diretrizes específicas

13.1.1. Priorizar a mobilidade por bicicleta, conjuntamente com a mobilidade a pé, nos cursos de formação de condutores.
13.1.2. Despertar maior consciência dos condutores de veículos motorizados para ampliar o respeito aos modos ativos.
13.1.3. Garantir o conhecimento da prática da mobilidade por bicicleta nos processos de formação.
13.1.4. Garantir que os instrutores que atuam na formação de condutores tenham preparação para o ensino da mobilidade por bicicleta integrada à mobilidade urbana.
13.1.5. Promover a redução de sinistros entre motoristas e modos ativos.

Subtemas

13.2. Formação e Reciclagem de Condutores

Veja os objetivos

A formação e a reciclagem de condutores são atividades essenciais para aprendizagem dos conteúdos do Código de Trânsito Brasileiro que visam qualificar os condutores para garantir o conhecimento da legislação e atuar de forma prudente e segura na circulação viária. Entretanto, tanto os cursos para condutores comuns, como os cursos de condutores profissionais, priorizam a instrução baseada em conteúdos focados nos modos motorizados, sendo essencial ser revisto o conteúdo para que o conhecimento e a prática que priorizem os modos ativos na circulação viária sejam prioridade.

Objetivos

13.2.1 Incluir efetivamente a proteção à mobilidade ativa nos cursos de formação e reciclagem de condutores.
13.2.2 Reduzir sinistros entre motoristas profissionais e modos ativos.
13.2.3 Fomentar a articulação da educação de DETRANs, CETRANs e Escolas Públicas de Trânsito.
13.2.4 Promover cursos de qualificação técnica em mobilidade urbana para ciclistas profissionais.

13.3 Educação de Condutores no Dia a Dia

Veja os objetivos

O processo de educação de condutores não deve ser restrito às aulas práticas e teóricas da autoescola no momento de tirar e renovar a CNH. As campanhas de educação devem ser permanentes e ter uma atenção especial aos motoristas que passaram por um processo defasado de formação, atualizando-os dos novos conceitos da mobilidade urbana e do trânsito, de forma a proteger a vida dos mais vulneráveis nas ruas.

Objetivos

13.3.1 Reorientar os conceitos da condução de veículos motorizados para atores participantes da Mobilidade Urbana.
13.3.2 Ampliar a consciência sobre o compartilhamento dos espaços viários para diferentes modos de transporte.
13.3.3 Ampliar o conhecimento sobre os sinistros de trânsito e a importância da adoção de medidas de segurança viária.
13.3.4 Ampliar o conhecimento prático sobre as condições de convívio entre modos motorizados e modos ativos.

D 14. EDUCAÇÃO PARA A MOBILIDADE POR BICICLETA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

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A Educação para a Mobilidade por Bicicleta é um eixo fundamental para a formação cidadã no conhecimento da mobilidade urbana, que envolve a priorização dos modos ativos e o entendimento dos direitos e deveres dos usuários do sistema viário., devendo estar presente na base curricular de Ensino Básico e nos cursos de Ensino Superior, sendo os conteúdos propostos de modo transversal em diferentes disciplinas.

Visão

Garantir a educação inclusiva e de qualidade sobre a mobilidade por bicicleta integrada ao currículo escolar no Ensino Básico e nas diferentes áreas de conhecimento do Ensino Superior.

14.1 Diretrizes específicas

14.1.1. Promover a construção e a difusão dos conhecimentos sobre a mobilidade por bicicleta nas Instituições de Ensino.
14.1.2. Proporcionar acesso à educação sobre a mobilidade por bicicleta integrada à mobilidade urbana em todos os níveis da Educação Básica e Ensino Superior.
14.1.3. Incluir a bicicleta nas escolas quanto componente socioeducacional de formação de cidadãos transformadores.
14.1.4. Promover ferramentas de ensino que capacitem profissionais e alunos para a aprendizagem da mobilidade por bicicleta.
14.1.5. Promover qualificação técnica de professores e gestores de escolas, cursos técnicos e universidades.
14.1.6. Promover infraestrutura para mobilidade por bicicleta nas escolas e no sistema viário de acesso, ampliando a segurança na circulação.
14.1.7. Estimular alunos e professores a experimentar e utilizar a bicicleta como meio de transporte.

Subtemas

14.2. Educação Para a Mobilidade por Bicicleta no Ensino Básico

Veja os objetivos

A Educação para a Mobilidade por Bicicleta é um elemento integrante da Educação para o Trânsito, que tem como princípio promover o conhecimento sobre a mobilidade urbana em todos os anos dos ciclos da Educação Básica, que compreende o ensino fundamental e médio, incorporando os conteúdos ao currículo escolar, de forma integrada e transversal às diferentes disciplinas, promovendo o conhecimento teórico e prático da bicicleta como meio de transporte.

Objetivos

14.2.1 Incluir a Educação para a Mobilidade por Bicicleta integrada à Educação de Trânsito no currículo escolar do Ensino Básico (Fundamental e Médio).
14.2.2 Garantir a aprendizagem da mobilidade por bicicleta nos conteúdos curriculares para diferentes disciplinas nos diferentes cursos de formação educacional.
14.2.3 Ampliar a capacidade técnica dos professores e gestores para conhecimento da mobilidade sustentável.
14.2.4 Incluir a bicicleta nos materiais escolares.

14.3 Educação Para a Mobilidade por Bicicleta no Ensino Superior

Veja os objetivos

A Educação para a Mobilidade por Bicicleta é um componente estrutural na promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas. O tema da Mobilidade por Bicicleta abrange diferentes áreas de conhecimento do Ensino Superior, e pode ser estimulado tanto para a produção e divulgação de conhecimento sobre o tema, como na formação de profissionais em diferentes áreas de atuação, que promoverão políticas sustentáveis para a construção de cidades mais saudáveis e inclusivas.

Objetivos

14.3.1 Promover a inclusão da temática da mobilidade urbana nos currículos de diferentes disciplinas dos diversos campos de conhecimento, além de incentivar a criação de grupos de pesquisa e extensão voltadas a esta temática.
14.3.2 Criar novas disciplinas e/ou novos cursos que promovam o conhecimento da mobilidade por bicicleta, e que possam ser trabalhados de forma transversal com outras disciplinas.
14.3.3 Ampliar a capacidade técnica dos professores e pesquisadores para conhecimento da mobilidade sustentável.
14.3.4 Fortalecer o conhecimento da mobilidade por bicicleta com parcerias entre Poder Público e academia.
14.3.5 Ampliar o financiamento de pesquisas direcionadas aos temas da mobilidade sustentável em conjunto com as OSCs.
14.3.6 Criação de programas de pesquisa e extensão sobre a bicicleta em diferentes cursos do Ensino Superior.
14.3.7 Promover o uso da bicicleta nas universidades, escolas técnicas e outros campi de educação superior.

14.4 Estímulo e Promoção da Mobilidade por Bicicleta nas Instituições de Ensino

Veja os objetivos

As ações de estímulo e promoção à mobilidade por bicicleta visam ampliar o conhecimento e fomentar o uso da bicicleta nas instituições de ensino, incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte, esporte e lazer nas cidades. Consistem em medidas físicas, que requerem a implantação de infraestrutura e no desenvolvimento de atividades que incluam estudantes, familiares, comunidade escolar e profissionais da área da Educação.

Objetivos

14.4.1 Ampliar a segurança viária no entorno escolar, promovendo infraestrutura para mobilidade por bicicleta nas escolas e no sistema viário de acesso.
14.4.2 Ampliar o número de alunos e professores que utilizam a bicicleta como meio de transporte.
14.4.3 Promover ações de incentivo para aprendizagem de bicicleta nas escolas.
14.4.4 Promover ações de conscientização de pais, mães, alunos e comunidade escolar dos ensinos básico e superior.
14.4.5 Promover ações que integrem a mobilidade por bicicleta a projetos sociais.
14.4.6 Integrar a mobilidade por bicicleta a outras ações que promovam o direito à cidade.

D 15. COMUNICAÇÃO E POLÍTICAS DE INCENTIVO

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A Comunicação da Mobilidade por Bicicleta e as Políticas de Incentivo, consistem nos conteúdos e meios de divulgação de informações sobre a bicicleta como meio de transporte e os mecanismos de estímulo ao seu conhecimento e utilização, contemplando também a comunicação voltada à ordenação do sistema de mobilidade urbana com priorização para os modos ativos e ao desestímulo dos modos motorizados, tendo em vista os fatores negativos que o uso irracional ou irresponsável gera às vidas e às cidades. Dessa forma, propõe-se que a comunicação possibilite fornecer subsídios para o conhecimento e a transformação social, envolvendo diferentes atores que atuam no poder público, poder privado e em organizações sociais que atuam para promover o uso dos modos sustentáveis, e reduzir os danos e impactos gerados pelos modos individuais motorizados.

Visão

Garantir o conhecimento da teoria e da prática da mobilidade por bicicleta, de modo a promover a migração modal para a bicicleta, promovendo a mobilidade ativa, gerando melhorias para o clima, para os indivíduos e para a cidade.

15.1 Diretrizes específicas

15.1.1. Valorizar o conhecimento dos ganhos ambientais, sociais e econômicos gerados pela mobilidade por bicicleta, em detrimento aos impactos gerados pelos modos motorizados.
15.1.2. Promover o uso da bicicleta, em substituição aos modos individuais motorizados.
15.1.3. Promover a imagem da bicicleta e do ciclista a partir dos benefícios gerados para o indivíduo e à cidade.
15.1.4. Integrar a comunicação da mobilidade por bicicleta com outras políticas de mobilidade urbana sustentável.
15.1.5. Reduzir a supervalorização dos modos individuais motorizados como meio de transporte.
15.1.6. Proporcionar o conhecimento social sobre os prejuízos gerados pelo uso dos modos individuais motorizados.
15.1.7. Ampliar a percepção de todas as pessoas poderem ser usuárias da bicicleta como meio de transporte, independentemente de gênero, idade, raça ou condição social.

Subtemas

15.2. Comunicação Para a Promoção do Uso da Bicicleta

Veja os objetivos

A comunicação para a Promoção do Uso da Bicicleta consiste na publicização dos benefícios e vantagens para a utilização da bicicleta como meio de transporte, esporte, lazer e turismo, na publicidade e campanhas de estímulo, que possibilitem aos cidadãos aprofundar o conhecimento sobre a mobilidade por bicicleta e em consequência ampliar o uso do modal.

Objetivos

15.2.1 Difundir os benefícios ambientais e sociais com a promoção da bicicleta como meio de transporte para o indivíduo e para a cidade.
15.2.2 Utilizar a imagem da bicicleta e diferentes perfis de ciclistas nas mídias sociais.
15.2.3 Associar a bicicleta a vantagens para a economia, saúde e meio ambiente.
15.2.4 Ampliar o conhecimento na eficiência da bicicleta como meio de transporte, esporte, lazer e turismo.
15.2.5 Ampliar o conhecimento e interesse de utilização da infraestrutura cicloviária.
15.2.6 Fomentar a empatia para melhorar a percepção e respeito entre os modos que utilizam a via.
15.2.7 Estabelecer instrumentos que beneficiem os usuários da bicicleta como meio de transporte nas cidades.

15.3 Promoção da Mobilidade Urbana Sustentável

Veja os objetivos

A comunicação para a Promoção da Mobilidade Urbana Sustentável consiste na divulgação de informações que possibilitem o conhecimento da hierarquização dos modos de transporte nas cidades, dos conteúdos a serem divulgados para ampliar a consciência e percepção dos impactos gerados pela utilização de diferentes modos de transporte, de forma a promover a mobilidade sustentável.

Objetivos

15.3.1 Conscientizar a população sobre os direitos e deveres dos diferentes meios de transporte.
15.3.2 Conscientizar a população sobre a prioridade dos modos ativos nos deslocamentos e nas políticas públicas de circulação viária.
15.3.3 Sensibilizar condutores de modos motorizados sobre sua responsabilidade em relação aos modos ativos.
15.3.4 Criar subsídios para o conhecimento dos impactos ambientais gerados pelos diferentes modos de transporte nas cidades.

15.4 Desestímulo dos Modos Individuais Motorizados

Veja os objetivos

A comunicação para o Desestímulo dos Modos Individuais Motorizados consiste na difusão das informações sobre prejuízos, danos e riscos gerados pela utilização dos carros, motos e caminhões, possibilitando a reflexão sobre os impactos gerados à sociedade com o uso destes modos de transporte e a possibilidade de realizar mudanças através do uso de outros modos e do uso consciente e racional dos veículos motorizados.

Objetivos

15.4.1 Dar ciência dos custos gerados pelo Poder Público para políticas direcionadas aos diferentes modos de transporte.
15.4.2 Conscientizar a população sobre os riscos de morte, prejuízos sociais e ambientais gerados pelo uso dos modos individuais motorizados.
15.4.3 Conscientizar sobre os danos de sinistros de trânsito que são gerados pelos modos motorizados.
15.4.4 Conscientizar que os modos individuais motorizados devem garantir a condução segura em todo o sistema viário.
15.4.5 Integrar o conteúdo sobre respeito aos modos ativos nas comunicações de divulgação de veículos individuais motorizados.

Por: ENABICI