Estratégia Nacional da Bicicleta /
Pesquisa Pública para Estratégia da Bicicleta

Pesquisa Pública para Estratégia da Bicicleta

Dentro do contexto da Estratégia Nacional da Bicicleta (ENABICI), com o objetivo de melhor compreender a percepção da população brasileira sobre a mobilidade por bicicleta, foi realizada uma Pesquisa Pública de escala nacional. Os resultados da pesquisa fornecem insumos relevantes para auxiliar no entendimento e aprofundamento de problemas relacionados às barreiras do uso da bicicleta nas cidades e na definição de ações para a Estratégia.

A pesquisa foi construída com base na Árvore de Problemas, gerando um questionário com 64 questões. Foram recebidas 8.992 respostas completas.

Coleta de respostas

A pesquisa foi realizada entre novembro/2020 e março/2021, através de divulgação orgânica nas redes sociais das organizações que compõem o Grupo Gestor da ENABICI, impulsionamento em regiões com um menor número de respostas e contratação de respostas direcionadas a perfis de respondentes e localidades específicas, a fim de atingir representatividade populacional e melhor distribuição no território.

O público-alvo geral do questionário foram brasileiros acima de 15 anos de idade, porém foram definidos alguns públicos-alvo específicos, dos quais se desejava coletar informações para o aprofundamento de determinados problemas. Entre esses públicos específicos foram incluídos, principalmente, motoristas profissionais, entregadores que utilizam a bicicleta em suas atividades profissionais, pais e mães com filhos de até quinze anos de idade e pessoas que não utilizam a bicicleta nas cidades.

Estrutura da pesquisa

A primeira parte da pesquisa foi composta por 15 questões relacionadas à caracterização socioeconômica. A segunda parte contava com um número variável de perguntas de acordo com o perfil do respondente. Se o respondente afirmasse utilizar a bicicleta como meio de transporte na cidade, novas perguntas surgiam. O mesmo ocorria se o respondente se autodeclarasse motorista, usuário de sistema de compartilhamento de bicicletas ou usuário de transporte público coletivo e entre outros.

A partir desse ponto, o questionário dispunha de diferentes caminhos possíveis, conforme o perfil do respondente identificado anteriormente. Ou seja, foram elaboradas questões específicas para cada um dos subgrupos e relacionadas a cada um dos problemas prioritários. O caminho crítico do questionário – ou seja, o caminho mais longo – dispunha de aproximadamente 60 questões, com o total podendo variar de acordo com o caminho seguido.

Análise

Para fins de tratamento dos dados, análises futuras e apresentação da Pesquisa, os respondentes foram classificados em dois grandes grupos, caracterizados de acordo com o uso da bicicleta, são eles Potenciais Ciclistas e Ciclistas em sua Rotina. Foram considerados Potenciais Ciclistas (38%), os respondentes que não sabem pedalar, os que sabem, mas não pedalam e os que utilizam a bicicleta apenas por lazer e/ou esporte. Os Ciclistas em sua Rotina (67%), são os respondentes que utilizam a bicicleta como meio de transporte para deslocamentos do cotidiano, como trabalhar, estudar e fazer compras e os respondentes que exercem alguma atividade profissional pedalando, como por exemplo, entregas através dos aplicativos.

Com intuito de diminuir possíveis vieses do processo de coleta de respostas, devido à forma como a pesquisa foi divulgada, e buscando tornar os resultados obtidos mais representativos, foi realizado um processo de limpeza e supressão de respostas sobrepujantes dentro do grupo Potenciais Ciclistas, considerando que este grupo representa a maior parcela da população brasileira atual. Desta forma, na coleta inicial foram obtidas 8.992 respostas completas, e após o processo descrito acima, a base de dados resultante conta com 5.940 respostas.

Dados e resultados

Os resultados podem ser visualizados de forma dinâmica com aplicações combinadas de filtros através do Dashboard abaixo. O Dashboard é dividido em 11 páginas que cobrem os diferentes tópicos abordados na pesquisa. Em todas as páginas há um filtro para visualização de cada um dos dois grandes grupos de respondentes, separadamente, é importante salientar que estes grupos (Potenciais Ciclistas e Ciclistas em sua Rotina) devem ser analisados comparativamente.

Clique em , acima e à direita, para ampliar a visualização no modo de tela inteira

Dúvidas, informações e acesso ao dados

Caso tenha dúvidas, queira mais detalhes sobre a pesquisa ou ter acesso ao banco de dados anonimizados, entre contato conosco, no formulário no rodapé.

Por: ENABICI

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *