Estratégia Nacional da Bicicleta /
Oficina Bicicleta Brasil

Oficina Bicicleta Brasil

A oficina foi a pedalada inicial para construção da ENABICI, foi realizada nos dias 15 e 16 de outubro de 2019 em Brasília, com cerca de 50 pessoas representantes de organizações que atuam na ciclomobilidade e especialistas no tema. Seu principal resultado foi a Árvore de Problemas, que é o guia metodológico para construção da Estratégia da Bicicleta.

Foram convidadas 50 pessoas, entre especialistas e pesquisadores sobre a promoção do uso da bicicleta, meio ambiente e saúde, que atuam em organizações da sociedade civil, no governo e no setor privado.

Participantes da oficina

A abertura foi realizada por Humberto Canuso – Diretor da Confederação Nacional dos Municípios -, Jean Carlos Pejo – representando o Gabinete do Ministro do Desenvolvimento Regional -, Higor Guerra – representando a SEMOB do Ministro do Desenvolvimento Regional – e André Soares – representando a União de Ciclistas do Brasil.

Metodologia

A atividade foi facilitada por Renata Navega e Talita Porto dos Anjos, da empresa Matres Socioambiental, e contou com atividades de construção, debates e diálogos em grupo, com as seguintes dinâmicas: Café Mundial, Diálogos em Grupos, Talk Show e Plenária.

Produtos

  • Produto 1 – Árvore de Problemas

A árvore de problemas apresenta de forma lógica a relação causal relativa ao problema central da ENABICI: “Baixo uso da bicicleta como meio de transporte na mobilidade urbana no Brasil”. Foram discutidas as causas do problema central e realizada a priorização de causas críticas.

  • Produto 2 – Mapa de atores do Programa Bicicleta Brasil

O mapa de atores apresenta as áreas de conhecimento e atuação na sociedade civil, academia, setor privado, governo federal, estadual e municipal que devem ser engajadas para o sucesso da ENABICI. Foram sinalizadas as organizações já envolvidas presentes na oficina e as lacunas a serem supridas com ações de prospecção. O Mapa de atores realizado na oficina é um exercício preliminar e deverá ser atualizado à medida que o planejamento da ENABICI avance.

  • Produto 3 – Insumos para a Visão de Futuro

Em alinhamento com a Agenda 2030, o Programa Bicicleta Brasil apresenta uma proposta de resultados a serem alcançados no ciclo de 10 anos, 2020 a 2030. Durante a oficina foram levantados também contribuições para os indicadores dos resultados esperados.

  • Produto 4 – Recomendações para a Governança do Programa Bicicleta Brasil

Considerando as necessidades de comunicação, espaços de tomadas de decisão e níveis de implementação do programa, os participantes foram convidados a colaborar com recomendações para a estruturação da governança do programa.

Galeria de fotos

Por: ENABICI

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *