Toda Enabici está de acordo com a Visão, os Princípios e Diretrizes Gerais que a orientam.

Os cinco Eixos Temáticos se dividem em 16 Temas; cada Tema possui a sua Visão, que orienta as Diretrizes Específicas e os 44 Subtemas, que, por sua vez, apresentam os 280 Objetivos necessários para transformar a realidade a bicicleta no Brasil, da seguinte forma:

  • Visão
  • Princípios gerais
  • Diretrizes gerais
  • Eixos Temáticos
    • Temas
      • Visão específica do tema
      • Diretrizes específicas do tema
      • Subtemas
        • Objetivos
          • Ações

Visão Geral

Até 2030, o Brasil terá a mobilidade por bicicleta com 25% de participação modal e uma política nacional consolidada, contribuindo para a sustentabilidade e redução de desigualdades, garantindo a segurança, acessibilidade e conforto para quem utiliza a bicicleta no país.

Princípios Gerais

  • Pleno direito à cidade, com a promoção do acesso às oportunidades, às atividades e aos espaços urbanos e a um meio ambiente preservado;
  • Função social da cidade, entendendo a cidade como um bem comum;
  • Preservação ambiental, através do uso sustentável dos recursos, reduzindo o impacto das mudanças climáticas;
  • Desenvolvimento sustentável nas dimensões ambientais, econômicas, sociais, políticas e culturais;
  • Acessibilidade universal, garantindo pleno acesso e permanência de todas e todos à cidade, aos seus equipamentos, serviços e espaços;
  • Articulação do desenvolvimento regional, proporcionando a gestão e o desenvolvimento do território de forma integrada;
  • Inclusão social, com respeito à diversidade étnico-racial;
  • Equidade na distribuição e uso dos espaços viários;
  • Bem-estar social, promovendo vida saudável;
  • Segurança no deslocamento das pessoas, considerando que nenhuma morte é aceitável, reduzindo as vítimas feridas e fatais no trânsito das cidades;
  • Eficiência, eficácia e efetividade na circulação urbana;
  • Integralidade em saúde;
  • Transparência administrativa em todas as esferas de governo;
  • Gestão participativa no planejamento e implantação.

Diretrizes Gerais

  • Priorizar os modos ativos sobre os motorizados e os serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado;
  • Garantir que todas as cidades brasileiras, e suas conexões rodoviárias, independentemente de seus aspectos físicos e humanos, possam prover vias seguras e confortáveis para a circulação de bicicletas;
  • Efetivar a gestão democrática no planejamento e implementação da política cicloviária;
  • Integrar a política de mobilidade por bicicleta à política de desenvolvimento urbano e às políticas setoriais de habitação, saneamento básico, planejamento e gestão do uso do solo, saúde, educação, turismo, esporte e outras, no âmbito dos entes federativos;
  • Aumentar a participação modal da bicicleta nos deslocamentos das cidades, considerando públicos vulneráveis, como mulheres, idosos, crianças e pessoas com deficiências;
  • Adequar os sistemas de circulação dos modos ativos e transporte público coletivo aos objetivos e diretrizes de uso e ocupação do solo, contribuindo, em especial, para a requalificação dos espaços urbanos e fortalecimento dos eixos e polos de centralidades;
  • Planejar, projetar e implantar vias que garantam segurança para a circulação de bicicletas, capazes de minimizar e absorver futuros erros humanos, não ocasionando sinistros com lesões graves ou fatais.
  • Alcançar a igualdade de gênero e garantir a diversidade racial nas estruturas de gestão e tomada de decisão nos órgãos públicos;
  • Promover cooperação entre os governos, a iniciativa privada e os demais setores da sociedade nos processos de planejamento e implementação;
  • Favorecer os deslocamentos de cargas por bicicletas, promovendo a ciclologística;
  • Integrar as cidades com outros municípios lindeiros, de modo a possibilitar deslocamentos seguros e acessíveis;
  • Promover sistema viário seguro, acessível e atrativo nos deslocamentos intermunicipais e interestaduais;
  • Incentivar o desenvolvimento científico-tecnológico e o uso de energias renováveis e menos poluentes;
  • Reduzir os impactos das mudanças climáticas, através do desestímulo do uso de transportes individuais motorizados;
  • Promover tecnologias sociais de modo a favorecer o acesso ao transporte coletivo e à bicicleta;
  • Promover a redução total de sinistros no sistema viário das cidades, rodovias e estradas.

Eixos Temáticos, Temas e Subtemas

A ENABICI

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